Museu Índia Vanuíre é opção de atividade cultural no fim de semana; confira exposições abertas
Instituição de Tupã (SP) terá horário especial de funcionamento nas semanas do Natal e do Ano Novo
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), apresenta uma programação neste fim de dezembro com atividades que promovem a integração, o aprendizado e a valorização da diversidade cultural.
Aos finais de semana, o projeto “Família no Museu” traz o popular “Jogo da Memória Afrofuturista”, convidando famílias a se conectarem com narrativas fantásticas inspiradas na cultura negra. Além disso, o Museu estreia a exposição temporária “Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã”, uma oportunidade única para reconhecer e celebrar as contribuições da população negra para a formação social, cultural e econômica da cidade.
Família no Museu
O Museu Índia Vanuíre desenvolve aos finais de semana atividades lúdicas e reflexivas como forma de integrar famílias visitantes e o Museu. Em dezembro, a atividade de destaque continua sendo o “Jogo da Memória Afrofuturista”, que fez muito sucesso com o público visitante. O jogo consiste em placas com imagens que fazem referência ao movimento artístico cultural que coloca os povos africanos como protagonistas do futuro.
Os educadores farão uma interação com os visitantes, com o objetivo de despertar o interesse e valorizar o respeito à cultura negra por meio de narrativas fantásticas. O jogo propõe uma imersão em histórias que mesclam elementos ancestrais e futuros, promovendo reflexões sobre identidade, resistência e a influência das culturas africanas nas expressões contemporâneas.
Data: todos os sábado e domingos do mês de dezembro
Horário: das 10h às 16h
Informações: (14) 3491-2333
Exposição “Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã”
O Museu Índia Vanuíre convida o público a visitar a exposição temporária “Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã”. A mostra visa recuperar a história muitas vezes invisibilizada da população negra na cidade de Tupã (SP), destacando suas contribuições essenciais para a formação social, cultural e econômica da região.
Por meio de uma curadoria detalhada, a exposição apresenta depoimentos orais, fotografias de época, documentos históricos e expressões artísticas que revelam o cotidiano, as lutas, as conquistas e a resistência dessa comunidade. Cada elemento exposto procura dar voz a memórias apagadas e proporcionar uma visão mais abrangente e inclusiva da trajetória do município.
O visitante é convidado a mergulhar em narrativas que fortalecem a preservação de identidades culturais, reconhecendo a riqueza de tradições, saberes e expressões que moldaram a identidade de Tupã.
Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista
A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural. Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.
A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta uma nova exposição dedicada ao artesanato dos povos indígenas das terras Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra destaca o patrimônio cultural e a sabedoria ancestral dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa por meio de uma seleção de peças artesanais que refletem a identidade e as tradições dessas comunidades.
A exposição conta uma narrativa única, conectando gerações e revelando como esses povos mantêm vivas suas tradições e identidades. A exposição é fruto da colaboração entre o Museu e as lideranças e artesãos indígenas, celebrando o valor cultural dessas tradições.
Datas: até 31 de dezembro (terça-feira a domingo)
Horário: das 9h às 18h
Informações: (14) 3491-2333
Clique aqui e confira mais informações sobre a programação do Museu Índia Vanuíre.
Funcionamento no final do ano
O Museu informa seu funcionamento durante as datas comemorativas de Natal e Ano Novo:
Dia 23 (segunda-feira): fechado
Dia 24 (terça-feira): aberto das 9h às 13h
Dia 25 (quarta-feira): fechado
Do dia 26 ao dia 29: aberto normalmente, das 9h às 18h
Dia 30 (segunda-feira): fechado
Dia 31 (terça-feira): aberto das 9h às 13h
Dia 1º de janeiro (quarta-feira): fechado
A partir do dia 2 de janeiro de 2025: volta ao expediente normal, das 9h às 18h
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari - Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>